Na terça-feira (19), a ministra canadense de relações exteriores, Mélanie Joly, afirmou que o Canadá cessará o envio de armas para “Israel”. A decisão foi tomada após a aprovação na segunda-feira (18) de uma moção não vinculativa na Câmara dos Comuns a favor de um “cessar-fogo imediato” por parte de “Israel”.
“Desde 7 de outubro, só validamos licenças para mercadorias não letais. Considerando a rápida evolução da situação no terreno, não aprovamos nenhuma licença desde 8 de janeiro”, afirmou a ministra. A moção no parlamento foi aprovada com 204 votos a favor e 117 contra e inclui um apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza.
Por sua vez, o ministro nazista das relações exteriores de “Israel”, Israel Katz, afirmou que “a história julgará severamente a ação atual do Canadá”. Os sionistas ainda acham que escaparão dessa guerra com sua imagem.
A verdade é que a decisão do Canadá, país que sempre defendeu “Israel” por ser um parceiro dos EUA, é uma demonstração da falência total do Estado de “Israel” no terreno internacional.