Casas Bahia planeja fechar lojas e demitir 6.000 trabalhadores

A gigante do varejo Via, holding controladora das Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), anunciou o fechamento de 100 lojas até o ano de 2023 e a demissão de 6 mil trabalhadores. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo brasileiro terminou o ano de 2022 com 1% de crescimento, o pior desempenho desde 2016.

Em balanço divulgado pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas, também divulgado em fevereiro, a política monetária desenvolvida pelo Banco Central (BC) seria o principal obstáculo enfrentado pelo setor. “Os juros altos limitam o uso do crédito e o consumo das famílias”, publicou o órgão representante dos grandes comerciantes.

Naturalmente, a política de demissões no comércio varejista é intolerável e deve ser enfrentada com greves, e uma ampla mobilização dos trabalhadores do setor. Além disso, contudo, é preciso também uma luta das vanguardas dos trabalhadores contra a asfixiante política de juros do BC, um grande entrave ao desenvolvimento nacional e fonte de expropriação da riqueza nacional pelos bancos.