Em 9 de setembro de 2022, há exatamente um ano, 1.200 funcionários da Avibras, em Jacareí, São Paulo, deram início a uma greve. A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados e o ano que passou mostra a razão da mobilização: de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, somente quatro pagamentos foram feitos nesse período.
Ainda no ano passado, em março, a empresa anunciou a demissão de 420 trabalhadores após entrar com pedido de recuperação judicial. A demissão em massa foi, porém, cancelada um mês depois em decorrência da mobilização da categoria.
Naquele momento, os funcionários da Avibras reivindicaram a garantia de estabilidade para todos os funcionários, pagamento de salários atrasados e a adoção de um sistema de trabalho rotativo.
Desde então, os trabalhadores da Avibras vêm realizando uma série de atos e, inclusive, bloqueio de estradas, como ocorreu em abril deste ano. A greve da categoria deve continuar até a vitória, e ser impulsionada com mais atividades de agitação e de propaganda em torna da paralisação.