Greve dos aeroviários na Espanha gera cancelamento de 400 voos

FILE PHOTO: An Iberia Express aircraft is seen on the tarmac of Adolfo Suarez Madrid-Barajas Airport, in Madrid, Spain, August 27, 2022. REUTERS/Isabel Infantes/File Photo

Na Espanha, os trabalhadores aeroviários organizaram uma greve para a sexta-feira (5) com a previsão de quatro dias de duração. A empresa Iberia, uma das maiores do mundo, já prevendo as consequências da greve, cancelou mais de 400 voos. Eles afetam também a Iberia Express e a Air Nostrum, somando um total de mais de 45 mil passageiros.

De acordo com a Euronews, a greve afetará 29 aeroportos em toda a Espanha, incluindo Madrid-Barajas, Barcelona-El Prat, Palma de Mallorca, Sevilha e Valência. A greve também pode afetar voos operados por outras companhias aéreas dentro do guarda-chuva do Grupo IAG (International Airlines Group), incluindo British Airways e Aer Lingus.

A greve está sendo organizada em resposta à tentativa de ampliar as terceirizações. Uma reunião do dia 4 entre os sindicatos e a Iberia encerrou sem acordo, e a convocação de greve permanece. Essa é a terceira convocação de greve feita pelos sindicatos para esses trabalhadores após o concurso. As duas primeiras, programadas para o período entre o Natal e o Ano Novo, foram canceladas com o compromisso de continuar as negociações.