Na quinta-feira (14), o Movimento de Resistência Islâmica, Hamas, publicou um comunicado oficial. Nele, o Hamas convoca o povo da Palestina, principalmente de Jerusalém ocupada, a se dirigir em massa à Mesquita de al-Aqsa e quebrar o cerco imposto por “Israel”. O Estado sionista está impondo diversas restrições e reprimindo os palestinos que frequentam a mesquita para rezar.
A primeira sexta-feira do Ramadã, mês sagrado do Islã, é um dos dias em que a mesquita naturalmente é mais frequentada. O chamado do Hamas deve levar a um grande choque contra o Estado de “Israel”. O primeiro chamado do Hamas fez “Israel” recuar. Não se sabe se esse terá o mesmo efeito.
Leia a nota na íntegra:
Em nome de Alá, o Mais Clemente, o Mais Misericordioso
Mobilizamos nosso povo em al-Quds [Jerusalém] para oração na Mesquita de al-Aqsa na primeira sexta-feira do mês sagrado do Ramadã.
À medida que nos aproximamos da primeira sexta-feira do mês sagrado do Ramadã, o Movimento de Resistência Islâmica Hamas mobiliza nosso povo na al-Quds ocupada, na Cisjordânia e no interior para uma participação urgente na defesa da Mesquita de al-Aqsa contra a agressão sionista que espreita neste momento crucial na história de nossa jiade do povo e da nação contra os ocupantes criminosos. Chamamos você a participar ativamente na quebra do cerco da ocupação sobre al-Aqsa e a alcançar para oração e estação dentro de suas instalações e para reviver suas noites.
Gaza de glória, que desencadeou o grande Dilúvio de al-Aqsa em defesa de al-Aqsa, sua santidade e o direito de nosso povo e nação, ainda está envolvida na maior epopeia jiadista contra o inimigo criminoso por 160 dias, e seu povo heroico está firme diante dos mais hediondos crimes de guerra de fome, deslocamento e assassinato. Ela [al-Aqsa] chama você para oração e jiade na jornada do seu nobre Profeta.
Hoje, al-Aqsa é a qibla para os muçulmanos na jiade e firmeza, e nenhuma recompensa é maior do que a firmeza ali. Portanto, chamamos nosso povo nos bairros, cidades e vilarejos de al-Quds a se comprometer a realizar orações apenas na Mesquita de al-Aqsa.
A voz da verdade, da força e da liberdade, a voz dos combatentes heroicos, chamou você a se mobilizar e marchar em direção a al-Aqsa, e seus filhos estacionados na mesquita se comprometem a fazer todos os esforços para manter al-Aqsa livre e digna, para quebrar todas as correntes dos criminosos e para confrontar a fúria dos colonos.
Movimento de Resistência Islâmica Hamas em al-Quds
Quinta-feira: 4 Ramadã 1445 AH
Correspondente a: 14 de março de 2024