Após declarar que patrimônios do povo paranaense como a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iriam se manter estatais para “promover o desenvolvimento econômico e social do Paraná” (“Copel e Sanepar não serão privatizadas, afirma Ratinho”, Agência Estadual de Notícias, 18/1/2019), governador do estado sulista, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), intensificou as movimentações para a entrega das estatais aos grandes capitalistas.
No último dia 14 deste mês, Ratinho privatizou lotes de operações da Sanepar e anunciou também a privatização da Copel para o mês de agosto, na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
“Vamos estar aqui na Bolsa de Valores praticamente todos os meses deste ano até dezembro. Estaremos aqui em agosto com a transformação da corporation da Copel, nossa principal companhia de energia; vamos estar em agosto com o primeiro lote de rodovias, que é a maior da América Latina, com R$ 55 bilhões. Em setembro estaremos novamente aqui com as concessões de rodovias; teremos mais dois lotes de PPP da Sanepar, portanto, vamos fechar esse segundo semestre todos os meses uma ou duas vezes aqui na B3 tendo grandes oportunidades para o setor privado investir no Paraná”, declarou o governador paranaense, deixando claro que suas palavras anteriores nada valem e que os intentos criminosos de seu governo direitista devem ser combatidos. A Sanepar e a Copel devem continuar sendo do povo!