Nos últimos dias, têm surgido vários sinais de que os países ricos, por meio de suas semicolônias na África, vão invadir o Níger. Países como a Nigéria, que são vizinhos do Níger, estariam a postos para uma invasão.
Mas por qual motivo?
O Níger é um dos países mais miserável do mundo. Assim como todos os demais países africanos, o Níger se tornou uma semicolônia dos europeus. Isto é, um país que teoricamente é independente, mas que na verdade é obrigado a entregar todas as suas riquezas a países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
Para se ter uma ideia, a principal riqueza do Níger é o urânio, que é bastante valioso, principalmente para a geração de energia. Acontece que os franceses obrigaram o Níger a entregar todo o urânio do país e receber como pagamento o equivalente a apenas 2% de tudo o que for explorado.
O que acontece, no entanto, é que um grupo de militares nacionalistas, cansados dessa farra dos países ricos, decidiu depor o presidente e assumir o governo. Foi um golpe militar progressista, pois foi dado por elementos que querem defender o país da dominação francesa. Tanto é assim que a junta militar logo tratou de estabelecer relações com a Rússia.
Os países ricos querem invadir o Níger por um motivo muito simples: não querem deixar que exista um país na África que não esteja completamente dominado pelos bancos europeus. Por isso, é preciso fazer uma campanha internacional contra a invasão imperialista do país africano.