Nessa segunda-feira (4), rodoviários da Auto Ônibus Brasília e da Expresso Barreto, em Niterói, decidiram que, a partir de 20 de dezembro, entrarão em greve caso a empresa não pague o 13º salário dos funcionários. O prazo diz respeito ao limite estabelecido pela legislação vigente para o cumprimento da segunda parcela do montante.
A categoria denuncia que, até segunda-feira, as companhias não depositaram nem mesmo os valores relativos à primeira parcela do benefício, o que deveria ter sido feito até 30 de novembro. A expectativa é que a mobilização atinja outras empresas da cidade que também não efetuarem o pagamento.
A paralisação nas duas viações atingirá dez linhas que operam em bairros de Niterói, como Fonseca, Barreto, São Lourenço e Centro, além de Venda da Cruz e Morro do Castro, em São Gonçalo.
Na sexta-feira (1), o Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) enviou comunicado ao prefeito de Niterói, Axel Grael, e às secretarias de Urbanismo e Mobilidade e Trânsito e Transportes do município, informando sobre a decisão.
“O movimento grevista pode crescer até o Natal, caso outras empresas, que estão em condições financeiras precárias, decidam não cumprir com suas obrigações trabalhistas”, afirma o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira.