5 pessoas já morreram de leptospirose desde início das cheias no Rio Grande do Sul

Na última segunda-feira (27), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou a quinta morte por leptospirose desde que começaram as enchentes no estado no final de abril. No total, já são 124 casos confirmados da doença, transmitida por meio da água suja que inunda o território gaúcho.

Entretanto, o número de mortes confirmadas pode aumentar ainda mais dado que nove óbitos estão sob investigação para se determinar se foram decorrentes da leptospirose.

“Toda população tem que ter cuidados quando entra na água, no barro, na lama. Se proteger com botas, com luvas, principalmente no momento agora da limpeza. Se tem sintoma, já é situação de começar o tratamento”, afirmou Arita Bergmann, secretária da Saúde do Rio Grande do Sul.

O que a declaração de Bergmann revela é a negligência do estado em relação à população. Finalmente, o que ela diz é “se cuide, pois o governo não está cuidando de você”. Afinal, uma verdadeira solução para o problema é combater as enchentes, algo que já poderia ter sido feito, principalmente em Porto Alegre, há muito tempo.