Por que formar conselhos populares?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

A crise do coronavírus colocou obstáculos grandes para a vida de todo o povo. Muitos companheiros foram demitidos, outros que eram autônomos já não tem de onde tirar renda, o auxílio não chega, muitos estão cando doentes e não conseguem hospital, atendimento de qualidade, remédios. A esmagadora maioria do povo não consegue fazer a quarentena para se proteger do vírus.

Essa situação levou as dificuldades da população a um grau insuportável. Para muitos companheiros a luta nesses meses será para comer, não perder sua casa e proteger seus pais, lhos e entes queridos do vírus.

Nesta luta o povo não pode contar com a colaboração de governo nenhum, nem dos patrões, eles nada tem feito para ajudar e tem feito tudo que podem para atrapalhar. As ações da burguesia e dos governos tem sido de cortar salários, demitir, tirar direitos, retirar fundos do SUS e uma paralisia geral diante da pandemia. Enquanto os ricos têm hospitais privados confortáveis, a população pobre enfrenta a falta de leitos nos hospitais públicos. Nesta luta o povo só pode contar com suas próprias forças, com a solidariedade entre si, com a sua organização. É nesse sentido que surgiram os Conselhos Populares.

Os Conselhos são uma iniciativa proposta pelos Comitês de Luta, pelo Partido da Causa Operária e militantes dos mais diversos movimentos sociais que querem fazer algo para enfrentar a crise. O objetivo deles é organizar nos bairros a população para re- solver os problemas imediatos da população. Seja na mobilização direta como exigir do governo coisas que aquela população precisa, de ocupações, greves e outras ações, ou até mesmo por ações de solidariedade como coletar alimentos, distribuir marmitas e outras atividades para ajudar os necessitados da comunidade.

Os Conselhos têm como pro- posta organizar a população bairro a bairro, rua a rua. Fazendo reuniões regulares para ver quais são as necessidades do momento, organizando os moradores para exigir essas necessidades, para resolvê-las quando possível e expandindo isso para formar um movimento geral.

Já existem Conselhos em várias cidades do País. Eles já tem feito atividades de protesto, de distribuição de alimentos, ajudando moradores a receber os benefícios que têm direito e outras atividades.

Venha conosco! Forme o Conselho Popular no seu bairro também! Entre em contato!