Em Brasília, nessa quinta-feira (01), militantes dos comitês de luta se reuniram na Conferência Estadual do Distrito Federal. Para preparar a III Conferência Nacional, os comitês estão realizando conferências estaduais em diversas regiões do País. No próximo final de semana, será a vez de São Paulo e Rio de Janeiro.
Antes mesmo do evento começar, João Rodrigues, coordenador dos comitês de luta de Formosa (GO), e Roberval Ferreira, filiado ao PT e morador de Sobradinho, concederam depoimentos. Confira:
Dando início à discussão, Expedito Mendonça, membro da Direção Nacional do Partido da Causa Operária (PCO), iniciou o evento discutindo a situação crítica do governo Lula. Ele destacou a importância da III Conferência Nacional dos Comitês de Luta frente à sabotagem da direita à luta pelos direitos do povo.
A professora Dora, do Núcleo de Estudos Cubanos, representou na conferência a luta dos cubanos contra os ataques do imperialismo. Cuba é alvo de uma política de guerra em tempos de paz: o bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra a ilha.
Dora, que mora em Cuba, também aproveitou a ocasião para mostrar como é o cotidiano do cidadão cubano comum e como o bloqueio genocida dos EUA lhe impacta. Ressaltando, nesse sentido, problemas como a falta de alimentos, de medicação etc.
Então, João Rodrigues, coordenador dos comitês de luta de Formosa (GO), falou sobre a mobilização rumo à Conferência Nacional. Uma caravana sairá do município goiano, trazendo dezenas de companheiros para São Paulo.
Finalizando a mesa, Cláudia Regina, coordenadora do núcleo de base do PT no Congresso Nacional, falou sobre o cerco que o governo enfrenta na Câmara dos Deputados. Além disso, a companheira destacou o enfrentamento de Lula ao imperialismo com a vinda de Maduro ao Brasil, amplamente criticada pela imprensa burguesa, pela direita e, até mesmo, por setores da esquerda pequeno-burguesa
O Jornal Causa Operária também marcou presença na Conferência Estadual do Distrito Federal! Sua manchete, “O petróleo é nosso, a Marina é deles”, deixa claro a gravidade da sabotagem da ministra do Meio Ambiente ao desenvolvimento nacional. Dezenas de outros materiais também estiveram presentes no evento, como as edições mais recentes do Dossiê Causa Operária e as revistas dos coletivos do PCO.
Como já foi dito, estão previstas para esse final de semana as conferências estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Depois disso, chegará a última semana antes da Conferência Nacional que promete mudar os rumos da política brasileira e colocar a esquerda nas ruas em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Não deixe de se inscrever na Conferência Nacional, basta entrar em contato com o número (61) 98211-4025.
Fonte: Diário Causa Operária