Nos dias 9, 10 e 11 de junho, aconteceu a III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, em São Paulo. O evento ocorreu na Quadra dos Bancários, um local histórico da luta dos trabalhadores.
O objetivo da Conferência era reunir militantes e ativistas de todo o Brasil, assim como todas as organizações da luta popular. Dezenas de organizações e quase mil pessoas participaram da Conferência. Todos os participantes puderam discutir um programa de luta e reivindicações para os próximos meses.
Entre as reivindicações, estão o aumento do salário mínimo, o fim da perseguição aos trabalhadores da cidade e do campo e o fim do bloqueio econômico à Cuba.
A Conferência aconteceu em um momento muito importante para o País. O governo Lula já completou seis meses, mas não conseguiu fazer nenhuma mudança importante. Isso acontece justamente porque a direita não quer que o País se desenvolva, nem que os trabalhadores tenham suas reivindicações atendidas.
O Congresso Nacional, a Justiça, o Banco Central e a grande imprensa são hoje os maiores inimigos do País. Eles querem que o povo passe fome. Querem que todas as riquezas sejam roubadas pelos países ricos.
A Conferência teve justamente o papel de organizar a luta contra essa direita inimiga do País. Foi aprovado por todos um programa de luta que irá, nos próximos dias, preparar uma mobilização contra a direita.
Isto é, com a Conferência, cada companheiro e cada organização irá, na sua cidade, organizar reuniões, manifestações, panfletagens e tudo o que for necessário até que os trabalhadores tenham seus interesses atendidos.