Prefeito tucano de São Bernardo do Campo ataca deliberadamente os movimentos sociais

Companheiros dos movimentos sociais de São bernardo do Campo, no ABCD Paulista, nos enviaram denúncia das atrocidades e perseguição política do prefeito da cidade, Orlando Morando do PSDB.

Deliberadamente, o prefeito tucano está fechando uma série de locais destinados a projetos sociais, casas culturais e educacionais, terreiros de religião de matriz africana. Além disso, o prefeito aprovou projetos que visam claramente confrontar os movimentos sociais e o movimento negro. Em tempos de muita demagogia identitária, Orlando Morando revela o que a burguesia realmente pensa sobre tudo isso.

Leia na íntegra a lista de denúncias que os companheiros nos enviaram:

“Questões centrais do Racismo Institucional da gestão do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando:

1 – O ponto de partida é o chamado da campanha eleitoral de 2016: ” DEVOLVER SÃO BERNARDO PROS SÃO BERNARDENSES! “

2 – Despejo da CASA DO HIP HOP. No seu lugar deixou uma CASA DA GCM.

3- Fechamento da autarquia municipal de excelência, FUNDAÇÃO CRIANÇA. Criada na cidade nos anos 1970.

4- Despejo de 1 TEMPLO RELIGIOSO DE MATRIZ AFRICANA.

5- Em 2017 a única das 7 cidades do ABC a não respeitar o feriado do 20 de novembro foi a cidade de São Bernardo do Campo. Nos outros 6 municípios foi feriado. Como também na Capital, Osasco, Guarulhos.

6- Fim do tradicional Carnaval da cidade de São Bernardo do Campo. A atual gestão acabou com o tradicional Carnaval da cidade.

7 – Perseguição do BLOCO EURECA de Carnaval. A atual gestão passou de 2017 até 2020 perseguindo o BLOCO de Carnaval do Projeto Meninos e Meninas de Rua. O Bloco EURECA. Tentando inviabilizar o seu desfile anual de tarde de sexta feira de Carnaval.

8- Assinatura do decreto de despejo do PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA no dia 13 de julho de 2020. Exato dia em que o ECA completava 30 anos. E durante a primeira onda da pandemia.

9- Nova intentona do prefeito pra despejar o PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA ( criado na cidade em 1983. Pioneiro no país. ) Dessa vez a assinatura do despejo ficou pra SEMANA DA CRIANÇA. ( Semana do 12 de outubro de 2021! ).

10- EVENTO DA CULTURA ALEMÃ NO PAÇO MUNICIPAL NO DIA DO FERIADO DE 20 DE NOVEMBRO DE 2021! COMO ÚNICO EVENTO OFICIAL DO GOVERNO NO DIA.

11- HOMENAGEM A COMUNIDADE NIPÔNICA ( JAPONESA ) DA CIDADE NA DATA DO FERIADO MUNICIPAL DE 20 DE NOVEMBRO DE 2022. COMO ÚNICO EVENTO OFICIAL DO GOVERNO NO DIA.

12- O prefeito de SBC levou do dia 01 de janeiro de 2017 ( quando assumiu a prefeitura ) até meados de 2022 pra nomear alguém pro DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E COMBATE AO RACISMO. Finalmente nomeou uma pessoa em meados de 2022. Um homem branco.

13- Um inspetor da Guarda Civil Municipal foi denunciado em vários veículos de comunicação ( UOL, MÍDIA NINJA, A VERDADE etc…. ) por postagens neonazistas e de supremacia branca, foi retirado das ruas pelo prefeito. Hoje sabemos que esse inspetor trabalha hoje no SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA GCM.

14- Despejo de ALCÓOLICOS ANÔNIMOS de um espaço em que estavam a mais de 3 décadas.

15- Despejo da GIBITECA MUNICIPAL de seu prédio. Uma das poucas cidades no Brasil a ter uma GIBITECA. E foi despejada de seu prédio. Pudemos testemunhar visitas de adolescentes da FUNDAÇÃO CASA e da FUNDAÇÃO CRIANÇA na GIBITECA. Como também de crianças de EMEIs e EMEBs.

16- Demolição de 1 TEATRO de um CEU na periferia da cidade. O TEATRO DO CEU CELSO DANIEL. Localizado no bairro TRÊS MARIAS. Crime realizado em fevereiro de 2022.

17- Demolição ( quebra ) das estruturas pra construção do futuro TEATRO do CEU do bairro periférico Jardim Silvina.
Crime realizado em fevereiro de 2022.

18- O TEATRO do CEU do bairro VILA SÃO PEDRO é propositalmente sub-utilizado por essa administração que, em campanha eleitoral de 2016, prometeu ” DEVOLVER SÃO BERNARDO PROS SÃO BERNARDENSES ! “

19- FECHAMENTO DA ESCOLA LIVRE DE ARTES CÊNICAS E DANÇA

20- DEMOLIÇÃO DE CASAS DE FAMÍLIAS NA PERIFERIA. MESMO DURANTE A PANDEMIA, QUANDO ESSA GESTÃO QUE PROMETEU EM CAMPANHA, ” DEVOLVER SÃO BERNARDO PROS SÃO BERNARDENSES ” USOU DO PRETEXTO ” ÀREA DE RISCO ” PRA PODER REALIZAR DESPEJOS DE FAMÍLIAS DE SUAS CASAS NA PERIFERIA.

21 – Perseguição e tentativa de criminalização dos jovens pretos, pobres e periféricos que, nas noites de terças feiras, ocupam uma das praças do centro da cidade. Pra realizar o evento de rima de MCs nacionalmente conhecido como BATALHA DA MATRIX. A prefeitura aplicou 50 mil de multas em cima de um dos organizadores. Um jovem preto-pobre.

22- Despejo da BIBLIOTECA INFANTIL MUNICIPAL. No interior da Biblioteca Municipal Guimaraes Rosa, havia um espaço de 100 metros onde funcionava uma Biblioteca Infantil. Com visitas de crianças das EMEIs e EMEBs. O prefeito despejou esse espaço pra ceder pro Cartório Eleitoral.

23- São Bernardo do Campo tem hoje a segunda população de rua do estado.

24 – Despejo de duas BIBLIOTECAS PÚBLICAS inauguradas na cidade nos anos 1970. A do Rudge Ramos ( inaugurada em 1976 ) e a do bairro Baeta Neves ( Inaugurada em 1979 ).

25- Esvaziamento de um programa de tratamento humanizado via parceria CAPIS/ PINACOTECA MUNICIPAL. Onde fora constituído na gestão passada um programa de atendimento em saúde mental que foi considerado como referência nacional. Com um ateliê do CAPIS na PINACOTECA MUNICIPAL. Mas a atual gestão esvaziou esse programa de tratamento humanizado do CAPIS em parceria com a PINACOTECA ( Secretária de Cultura ).

26- No episódio do massacre na favela de Paraisópolis, no final de 2019, o prefeito de São Bernardo de Campo, dessa atual gestão, fez um video relativizando a gravidade do fato e criminalizando o funk.

27- Retirada da gratuidade de linha de ônibus do fundão da periferia da cidade Região do Alvarenga. Que além de ter agora cobrança da passagem de ônibus tiveram o itinerário do mesmo reduzido. Linha que quando era gratuita ia até a Unidade médica de Pronto Atendimento ( UPA ) do Alvarenga, agora mesmo com cobrança não vai mais.

28- A BIBLIOTECA DO CENTRO de SBC, entre abril e junho de 2022, ficou 60 dias fechada. Motivo: furto de 1 cabo de energia.
Uma biblioteca pública que, até o início da pandemia, tinha uma média de 800 visitações diárias. E que foi o objeto da população da região do centro no Orçamento Participativo da gestão passada. ( Petista ) Demanda: Reforma, ampliação de horário de funcionamento e fumcionamento aos domingos.

29- Todas as 6 salas multi-uso do Teatro Elis Regina e Biblioteca Guimaraes Rosa foram inviabilizadas por essa gestão. Doadas pro Cartório Eleitoral etc… Duas na Biblioteca Guimaraes Rosa e 4 no Teatro Elis Regina.

30- Salas multi-uso de cursos e oficinas da PINACOTECA MUNICIPAL ocupadas pra cumprirem função de departamento ou secretaria de CULTURA.

31- Despejo da Secretária de Cultura de seu prédio.

32- Sala multi-uso da BIBLIOTECA DE ARTE MUNICIPAL virou sala do prefeito. Na outra gestão lá funcionou um cine-clube nas noites de quintas feiras.

33- Escândalo de racismo na câmara de vereadores envolvendo base aliada do prefeito. Uma Guarda Civil Municipal foi discriminada enquanto uma Guarda Civil Branca foi apreciada. Tudo isso documentado em vídeo.

34- Recentemente a prefeitura esboçou pretensão de usar 900 mil do recurso da lei Paulo Gustavo pra reformar o TEATRO do paço municipal, do centro da cidade. A mesma gestão que DEMOLIU 1 teatro na periferia.

35- A atual gestão aplica um projeto nas escolas municipais que, cujo objetivo é ver a língua italiana sendo a segunda língua falada na cidade.

36 – O prefeito de São Bernardo deixou de pagar a sua parte no pagamento do aluguel e despejas da CASA ABRIGO DO ABC PRA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA .

37- Não abertura de editais de capoeira e percussão nas escolas do município. Estímulo apenas pra balé, coral, fanfarra, língua italiana.

38- Total Desprezo governamental pela lei 10.639. Que estabelece que os municípios tem que trabalhar com a cultura e história dos povos de origem africana que vieram pro Brasil.

39- Engenheiros e arquitetos constataram que atual gestão notificou famílias pra remoção de suas casas que, não estavam com suas casas em situação de risco.

40- O prefeito tem vídeos em que ele diz ter ” orgulho de ser italiano.” O mesmo que em campanha disse que iria : ” DEVOLVER SÃO BERNARDO PROS SÃO BERNARDENSES! “

É esse o prefeito do Brasil denunciado na ONU por RACISMO INSTITUCIONAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO: HOJE A CAPITAL DO RACISMO INSTITUCIONAL.”