O sítio do jornal A Nova Democracia denunciou a perseguição contra quatro camponeses da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia.
Os companheiros Estefane, Ricardo, Ezequiel e Luiz Carlos foram convocados para uma nova audiência no dia 25 de agosto. Eles foram presos ilegalmente em maio de 2021 e passaram sete meses encarcerados.
Segundo o artigo do jornal, os camponeses são acusados da “posse de radiotransmissores de uso restrito, mas denunciam que o aparelho foi plantado no momento da detenção, que contou com uma série de agressões por parte dos policiais e inclusive um atropelamento dos camponeses. Ainda no momento da prisão, os policiais destruíram uma câmera da viatura e plantaram, além dos rádios, um revólver e cartuchos de espingarda nos pertences dos quatro camponeses.”
A perseguição contra esses companheiros mostra que a polícia e o Judiciário agem a serviço dos latifundiários.
A LCP denuncia, ainda, que esse novo julgamento deve-se à vingança e repressão porque esses companheiros “participaram do histórico Acampamento Manoel Ribeiro, entre Corumbiara e Chupinguaia, lutando para libertar das garras do latifúndio a última parte da antiga fazenda Santa Elina”. Ainda informam que todo o processo baseia-se apenas nos depoimentos dos próprios policiais.
É uma ditadura contra a luta do povo!
É preciso exigir o imediato fim dos processos contra esses companheiros e de todos os lutadores pela terra!