Na última terça-feira, 5 de setembro, uma força de 350 policiais armados e com escudo invadiu um prédio localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Pernambuco. O prédio estava abandonado após interdição da Defesa Civil em 2016, mas havia sido ocupado por militantes do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT).
De acordo com as informações disponíveis pela imprensa, havia 200 famílias no local. O bairro de Piedade é um dos mais caros de Jaboatão dos Guararapes, devido à sua orla.
Esse é mais um caso que mostra o tratamento que a população pobre recebe do Estado. Enquanto o governo não provê a população com suas necessidades mais elementares, 350 policiais são chamados para expulsar as pessoas de suas casas.
O que chamou ainda mais atenção foi que o responsável pela operação e comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Washington Souza, classificou a truculência da polícia “uma ação muito mais humanitária”, dizendo ainda que “entramos no prédio de forma muito tranquila”.
É preciso defender o fim da polícia e dos despejos.