Kiev ataca civis em Donetsk


Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um ataque que atingiu um mercado em Donetsk. A responsabilidade pelo ataque foi atribuída às forças de Kiev, marcando uma das ofensivas mais letais contra civis desde o início do conflito, quase dois anos atrás.

O ataque, executado com artilharias posicionadas em Avdiivka, uma cidade no leste que atualmente é um dos principais focos de combates, levou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia a declarar que o “regime neonazista em Kiev, apoiado pelos Estados Unidos e seus aliados, mais uma vez cometeu um ato terrorista bárbaro contra a população civil”. Vídeos compartilhados por veículos estatais russos mostraram corpos no chão ao lado de vitrines destruídas.

A Ucrânia não se pronunciou sobre a autoria do ataque. Denis Pushilin, representante da República Popular de Donetsk, decretou luto oficial de dois dias na região, enquanto especialistas coletavam fragmentos das armas utilizadas no ataque para obter mais informações.