Na quinta-feira (28), a Elbit Systems, empresa israelense de armas, anunciou que fecharia permanentemente sua fábrica Elite KL em Tamworth, em Staffordshire, na Inglaterra. A organização responsável pela vitória foi a Palestine Action (Ação Palestina) que realiza todo tipo de manifestação contra a fábrica desde novembro de 2020.
A fábrica estava produzindo sistemas de resfriamento e gestão de energia para veículos do exército israelense, mas foi vendida no mês passado após sofrer uma redução de 75% nos lucros, na maioria devido aos custos de segurança. A nova diretoria concordou unanimemente em se retirar de todos os contratos de defesa futuros e cortar todos os laços com a Elbit.
Desde novembro de 2020, as ações contra a fábrica incluíram a ocupação de seu telhado, sabotagens no local, arrancar as telhas do telhado, permitir que a chuva destruísse o interior e depredá-lo com tinta. O local foi retirado de serviço três vezes em 2021 devido às ocupações. Em fevereiro de 2022, o local foi retirado de serviço por semanas devido a telhas de telhado danificadas e um custo de danos de £250.000. Seis pessoas foram presas ocupando o local um mês depois.
Um porta-voz da Palestine Action declarou: “cada ativista que ocupou e desmantelou a fábrica de armas israelenses em Tamworth fez isso para acabar com o comércio de armas de ‘Israel’ e acabar com o enriquecimento por meio da repressão palestina. Cada derrota que a Elbit enfrenta é uma vitória para o povo palestino. Expulsar a Elbit de Tamworth mostra mais uma vez que a ação direta é uma tática necessária. É uma que deve ser usada e amplificada diante do genocídio de Gaza.”