Na segunda-feira (1), o Estado de “Israel” bombardeou o consulado do Irã em Damasco, na capital da Síria. O ataque assassinou 7 pessoas, um deles o general Mohammad Reza Zahedi.
A agência síria e notícias SANA informou que: “Por volta das 12:17 de hoje, o inimigo israelense lançou uma agressão aérea vindo da direção do território sírio ocupado de Golã, mirando o prédio do consulado iraniano em Damasco”. O alvo foi a Seção Consular da Embaixada Iraniana no bairro de Mezzé.
O embaixador do Irã em Damasco, Hossein Akbari, confirmou os relatos do ataque israelense e disse que o regime havia mirado o prédio consular com seis mísseis. Ele também afirmou: “Daremos uma resposta decisiva a esta ação. Este regime não tem respeito pelas leis internacionais. Apoiaremos a nação resistente [da Palestina] e não teremos medo da criminalidade deste regime.”
Além do comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Brigadeiro-General Mohamad Reza Zahedi, e seu vice, Mohamad Hadi Haji Rahimi, também foi assassinado.