Na segunda-feira (8), as delegações do Hamas e de “Israel” deixaram o Egito após mais uma reunião sobre cessar-fogo. A delegação sionista foi liderada pelo chefe do Mossad, David Barnea. Esteve presente também o chefe da CIA, William Burns, e representantes do Catar e do próprio Egito.
Segundo o Canal 12 de “Israel” os negociadores discutiram no domingo (7) uma proposta mediada pelos EUA. “Israel” teria dito que era uma proposta séria e ainda não respondeu a ela. Já o Hamas se pronunciou afirmando que “Israel” não aceitou as propostas básicas da resistência.
As demandas palestinas incluem um cessar-fogo imediato, a retirada das forças de ocupação da Faixa de Gaza, o retorno das centenas de milhares de palestinos deslocados, abrir a entrada de tudo necessário para a reconstrução, abertura dos cruzamentos para trazer ajuda humanitária, fim do cerco a Gaza e completar um acordo de troca de prisioneiros legítimo.
Enquanto isso, no mesmo domingo, um enorme contingente de tropas israelense deixou o sul da Faixa de Gaza. O Estado de “Israel” mantêm uma ocupação e um bloqueio genocida na Faixa de Gaza, mas com poucas tropas.