De acordo com um balanço da Secretária da Educação divulgado ontem, dia 14 de maio, 1000 escolas estaduais do Rio Grande do Sul foram afetadas pela enchente que vem devastando o estado, sendo que 18 destas foram afetadas já nesta semana, mostrando um ainda crescente aumento da calamidade no estado, que já chega a afetar pouco mais de um terço das escolas da unidade federativa, afetando mais de 362 mil estudantes distribuídos por praticamente metade dos municípios, envolvendo 248 dos 497 existentes.
Os critérios para as volta as aulas tem sido a garantia de água, energia elétrica e acesso adequado e segurança para professores e alunos, entre outras questões de infraestrutura. Apesar de 1555 escolas já terem suas aulas retornadas, com expectativa de mais 210 retornarem até a próxima semana, 558 colégios ainda estão sem previsão de volta, o que afeta mais de 200 mil estudantes.
Dos colégios afetados, 83 estão servindo de abrigo para as vítimas da enchente e 538, que representam mais de 200 mil alunos, foram paralisados pelos danos gerados a sua infraestrutura, com os outros sendo afetados por problemas de acessibilidade dos alunos e funcionários as instituições.