Na terça-feira (21), o governo de “Israel” apreendeu os equipamentos de imprensa da Associated Press, um dos maiores jornais do imperialismo.
Eles usaram a nova lei em 5 de maio de fechamento dos escritórios da Al Jazeera em “Israel”, confisco de seus equipamentos, proibição das suas transmissões e bloqueio seus sites. A AP no momento cedia seu conteúdo para a emissora do Catar.
Após “Israel” confiscar os equipamentos da AP, o governo Biden, organizações de jornalismo e um líder da oposição israelense condenaram a política de Netaniahu pressionaram para que a decisão fosse revertida.
O ministro das Comunicações de “Israel” então ordenou ao governo que devolvesse a câmera e equipamentos de transmissão que haviam sido apreendido.
Lauren Easton vice-presidente de comunicações corporativas da organização de notícias afirmou: “embora estejamos satisfeitos com este desenvolvimento, continuamos preocupados com o uso da lei de radiodifusão estrangeira pelo governo israelense e com a capacidade dos jornalistas independentes de operarem livremente em Israel”.