Nesta terça-feira (4), Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, e o ministro das relações exteriores da Argélia, Ahmed Attaf, discutiram a proposta de acordo de cessar-fogo em Gaza. Ela foi anunciada na semana passada pelo próprio governo Biden.
Blinken e Attaf “concordaram sobre a importância de coordenar estreitamente os objetivos bilaterais e trocaram pontos de vista sobre iniciativas internacionais, incluindo na ONU, para alcançar uma região do Oriente Médio mais pacífica e estável”, segundo o Departamento de Estado.
Atualmente, a Argélia é a representante árabe no Conselho de Segurança da ONU. Ela foi a responsável pela proposta de cessar-fogo que foi aprovada, sem o veto dos EUA, que haviam vetado todas as propostas anteriores.
Agora são os EUA que levam a proposta de cessar-fogo para o Conselho de Segurança da ONU. No entanto, o Estado de “Israel” ainda não concordou com os termos apresentados. Sendo assim, tudo corre ainda no plano das discussões. O Hamas, ao ver a proposta inicial de Biden, a considerou positiva.