Nesta segunda-feira (10), segundo comunicado emitido pelo governo russo, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, conversaram ao telefone sobre diversos assuntos da política internacional.
O anúncio dá conta de que, durante a conversa, eles afirmaram que querem aprofundar ainda mais o desenvolvimento da parceria entre os dois países em todas as principais áreas.
Os mandatários também conversaram sobre a Ucrânia. De acordo com a nota do governo russo, Lula afirmou que quer continuar contribuindo para a procura de opções para uma resolução pacífica:
“O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente brasileiro manifestou seu desejo de contribuir na busca de opções para uma resolução pacífica do conflito na Ucrânia, o que se reflete na […] conhecida iniciativa conjunta do Brasil e da China nesse sentido”, informa o comunicado.
Por fim, diante da presidência da Rússia no BRICS e do Brasil no G20 neste ano, cabe ressaltar que Putin e Lula concordaram em continuar com a relação entre as nações:
“As partes manifestaram interesse mútuo em aprofundar ainda mais o desenvolvimento bem-sucedido da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em todas as áreas principais. Foi acordado, em particular, continuar a cooperação estreita entre os dois países, tendo em conta a presidência da Rússia no BRICS e a presidência do Brasil no G20 este ano”, completou o governo russo.