Nicarágua: o BRICS é um freio às políticas imperialistas

Na segunda-feira (15), Daniel Ortega, o presidente da Nicarágua, se pronunciou sobre a importância do BRICS para lutar contra o imperialismo.

Ele disse: “o BRICS forma um grupo muito importante que é um freio às políticas imperialistas, às políticas de invasão, às políticas de sanções e aí está se formando o novo mundo que trará paz e felicidade à humanidade; tenho toda fé em Deus e em Cristo que a paz reinará no planeta Terra, mesmo que os imperialistas tentem impedi-lo”.

Ele também se pronunciou sobre a importância da China: “inquestionavelmente, o prestígio da República Popular da China, com o presidente Xi Jinping, é um prestígio que se estabeleceu no planeta”, acrescentou Ortega durante a reunião em que esteve presente o embaixador de Pequim, Chen Xi”.

E seguiu: “temos estado unidos nas batalhas que o povo chinês tem travado para melhorar as suas condições, para se fortalecer em todos os domínios, para mostrar solidariedade com os povos da Ásia, África, América Latina, com os povos do mundo. A China é um exemplo extraordinário do que é uma potência, relacionando-se respeitosamente com as pequenas nações em todas essas regiões“.

A Nicarágua é um dos países latino americanos que mais sofre com as sanções econômicas dos EUA. O governo norte-americano tenta há mais de uma década derrubar o governo sandinista da Nicarágua.