Na última sexta-feira (9), o presidente sérvio disse a jornalistas que recebeu informações da Rússia de que estaria sendo preparado um golpe de Estado na Sérvia, para derrubá-lo. “Recebemos informações oficiais da Federação Russa, informações transmitidas e trazidas por canais oficiais”, disse o presidente, acrescentando que as informações foram repassadas à Agência de Inteligência de Segurança da Sérvia (BIA), e que eles “estão lidando com isso”.
Conforme informações do diário sérvio Vecernje Novosti, reproduzidas pela emissora Russia Today (RT), um “manual da revolução colorida” teria sido publicado para manifestantes que iriam participar de um protesto ecológico no sábado (10).
No sábado, milhares de manifestantes tomaram as ruas de Belgrado, capital da Sérvia, protestando contra um projeto de mineração de lítio do governo Vucic. Conforme declaração do primeiro-ministro Aleksandar Vulin (outrora chefe de inteligência da nação) dada no sábado, as manifestações estavam “seguindo de acordo com um cenário Maidan”, fazendo referência ao golpe de Estado que os Estados Unidos e a Europa Ocidental deram na Ucrânia em 2014, que resultou na guerra de 2022.
Iniciados no sábado, os protestos continuaram no domingo (11). Segundo informações da Russia Today (RT), manifestantes reuniram-se “em frente ao edifício do Governo sérvio, onde o trânsito no cruzamento de Nemanjina e Knez Miloš foi interrompido”.