Um relatório da ONU estimou que o desenvolvimento na Faixa de Gaza retrocedeu em quase sete décadas devido à campanha genocida de “Israel” na Faixa de Gaza.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (ESCWA) compilaram o relatório, divulgado pela imprensa na segunda-feira (21) O desenvolvimento em Gaza retrocedeu em até 69 anos desde outubro de 2023, afirmou o relatório.
O relatório apoiado pela ONU confirmou que a guerra de um ano causou fome aguda, com cerca de 86% da população de Gaza enfrentando níveis de crise de fome.
Estimativas anteriores do PNUD indicavam que a reconstrução de Gaza poderia levar 80 anos. O PNUD estima que o Produto Interno Bruto (PIB) de Gaza encolherá 35,1% em 2024. O desemprego deverá subir para quase 50%.
O relatório acrescentou que a pobreza na Palestina também deverá aumentar em 74,3% em 2024, impactando 2,61 milhões de pessoas.
O relatório afirma que para que a economia se recupere é preciso o fim do cerco de décadas imposto por “Israel”. Desde 2007, os sionistas mantêm o bloqueio à Faixa de Gaza, fechando suas fronteiras por terra, mar e ar.