Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil responde por 83% de todos os casos de dengue em países das Américas (América do Sul, Central e do Norte). Um total de cerca de 4,6 milhões de casos de dengue foram registrados nestes distritos este ano, um aumento de 237% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados da organização referem-se a dados epidemiológicos das primeiras 14 semanas do ano. A investigação também considerou notificações dos Estados Unidos (304 casos em 2024) e Canadá (nenhum caso da doença registrado neste ano).
O Brasil é o país com maior número de casos registrados, com mais de cerca de 3,1 milhões de casos suspeitos da doença este ano. Em 2024, foram confirmadas 1.292 pessoas mortas pela doença no país. Outras 1.875 mortes estão sob investigação.
Embora a dengue esteja em ascensão em toda a América Latina e no Caribe, os países mais afetados são o Brasil (83%), o Paraguai (5,3%) e a Argentina (3,7%), que respondem por 92% dos casos e 87% das mortes.
Quando se leva em consideração a taxa de incidência da doença, a pior situação é na Guiana Francesa. O Brasil tem o terceiro maior índice.