Na quinta-feira (9), colonos fascistas incendiaram os entornos da Agência da ONU para refugiados palestinos, UNRWA. Colonos armados fizeram o segundo ataque em dois dias e agora aumentaram sua violência, a agência teve de fechar as portas.
Philippe Lazzarini, chefe da agência, disse que o incêndio causou “danos extensos”, pois “levou um tempo até que os extintores de incêndio israelenses e a polícia aparecessem. Este é um desenvolvimento ultrajante”.
Ele continuou: “nos últimos dois meses, radicais israelenses têm organizado protestos do lado de fora do complexo da UNRWA em Jerusalém, convocados por um membro eleito da prefeitura de Jerusalém. Esta semana, o protesto se tornou violento quando os manifestantes atiraram pedras nos funcionários da ONU e nos prédios do complexo”.
E concluiu: “faço um apelo a todos aqueles que têm influência para pôr fim a esses ataques e responsabilizar todos os envolvidos. Os perpetradores desses ataques devem ser investigados e os responsáveis devem ser responsabilizados. Qualquer coisa menos que isso estabelecerá um novo padrão perigoso”.