Na noite da última sexta-feira (14), ocorreu uma plenária municipal em preparação para a III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, a ser realizada entre os dias 9 e 11 de junho, em São Paulo.
A plenária ocorreu na cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife, Pernambuco, e contou com a participação de representantes da luta dos sem teto, dos trabalhadores de transporte alternativo, dos correios, da indústria têxtil, construção civil, grupos culturais e partidos políticos. Dentre estes últimos, estavam presentes representantes do Partido da Causa Operária (PCO), do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Desde o início dos trabalhos os participantes demonstraram plena consciência da necessidade de se organizar uma frente única das organizações dos trabalhadores. Reconheceram que o governo Lula está sendo asfixiado pela burguesia e pela direita, e que por estas razões não consegue governar em prol dos trabalhadores. Assim, a solução seria se apoiar na mobilização para poder governar.
Um dos participantes mencionou uma reunião ocorrida em janeiro entre o presidente e os movimentos sociais, em que Lula teria dito para que as lideranças “tirarem a bunda da cadeira” e “se mexessem”.
Nesse sentido, Victor Assis, representante do PCO, presente na plenária, destacou a importância mobilizadora do evento: “A maneira que a gente vai ter de fazer com que na Conferência Nacional cheguem as reivindicações de cada movimento é fazendo as conferências locais, onde podemos convidar todas as pessoas de um determinado bairro, de uma categoria, os setores mais ativos de um determinado município etc.”.
A plenária municipal realizada em Paulista, portanto, mostra-se ser um importante passo na organização para a Conferência Nacional, a qual, por sua vez, deverá ser um passo inicial em direção a uma grande e histórica mobilização de massas contra todos os golpistas.