Durante greve, estudantes do IF Maracanã debatem luta do povo palestino

Na sexta-feira (3), o PCO e os Comitês de Luta participaram de mais um debate sobre a Palestina com os estudantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os militantes da AJR, coletivo de juventude do PCO, e da corrente Educadores em Luta organizaram um campeonato de futebol e handebol em diversos campi do IF. No intervalo, aproveitaram para fazer política: uma palestra debate com a participação de Vinicius Rodrigues, militante do PCO no Rio de Janeiro e apresentador do Plantão Palestina na Causa Operária TV.

Após um rápido lanche entre os jogos, os estudantes voltaram à quadra poliesportiva para debater a Palestina. Foi feito um apanhado da história do sionismo na Palestina até a operação Dilúvio de al-Aqsa. No fim, os estudantes fizeram diversas perguntas. Alguns professores, que também estão em greve, também participaram do debate. Os materiais de defesa da Palestina, principalmente os adesivos, fizeram muito sucesso.

“Como da última vez que fizemos o debate, no IF de São Gonçalo, semana passada, os estudantes se demonstraram muito interessados. O apoio a Palestina é generalizado, mas há muito pouco conhecimento. Fica claro que a imprensa burguesa consegue ofuscar a realidade, apesar de não conseguir colocar as pessoas a favor de ‘Israel’. Pelas duas experiencias com secundaristas fica claro que há um enorme potencial de mobilização na juventude”, afirmou Rodrigues.

Dentre as perguntas feitas, estava a diferenciação entre antissemitismo e antissionismo, a situação das manifestações estudantis nos EUA, a questão do Irã, porque e como ele atacou “Israel” e porque o mundo não está todo rompendo relações com “Israel” ainda.

Ao fim do evento, todos foram para a banca de materiais interessados no tema. Agora, os militantes grevistas já pensam em organizar a próxima atividade de defesa da Palestina, provavelmente em outro campus do IFRJ.