Na quinta-feira (2), o Ministério do Comércio da Turquia emitiu um comunicado afirmando que o governo turco suspendeu todo o comércio com “Israel”. A medida será aplicada até o fim da “agressão do Estado sionista contra a Palestina em violação do direito internacional e dos direitos humanos”.
A suspensão total é um passo adiante nas restrições do mês passado que suspenderam exportações para “Israel” de 54 categorias de produtos, incluindo materiais de construção, máquinas e vários produtos químicos. A Turquia havia parado anteriormente de enviar para “Israel” qualquer mercadoria que pudesse ser usada para fins militares.
Em resposta às últimas restrições, o Ministério das Relações Exteriores de “Israel” acusou a liderança turca de “ignorar acordos comerciais internacionais”. O ministro Israel Katz publicou no X que ao “bloquear portos para importações e exportações israelenses”, o presidente turco, Erdogan, estava se comportando como um “ditador”. Para os nazissionistas a ditadura é o país que não apoia “Israel”.