Artigo da 2ª edição do boletim do Comitê de Luta Estudantil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A juventude não pode continuar inerte diante das péssimas condições de trabalho e ensino. A situação é tão grave que, na UFPB, o teto das salas de aulas estão caindo sobre a cabeça dos estudantes e dos professores. Já foram registrados desmaios em sala de aula por conta da falta de ventilação.
“Mesmo o CCHLA [Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes] sendo o maior Centro em número de estudantes da universidade, o local está absolutamente abandonado. Falta estrutura básica como climatização nas salas, sendo que a maioria das salas não dispõe de ar-condicionados, nem sequer ventiladores. Chega a ser desumano estudar nessas condições. Nos banheiros, falta papel higiênico e sabão, tem portas quebrada”, segundo a estudante Vivênia Vieira, do curso de Ciências Sociais do CCHLA.
No Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) se repete a mesma história. Veja o relato do estudante Davi Xavier, do curso de Ciências Atuariais:
“No nosso centro, sempre falta papel higiênico, item básico para as necessidades básicas dos estudantes. Outra observação é a falta de sabão para limpar as mãos após utilizar os banheiros, sem falar dos mictórios que estão todos quebrados, precisando ser trocados, e também de algumas torneiras quebradas, que dificultam a higienização dos estudantes do centro.”