Uma matéria recente publicada na imprensa informa que as exportações de petróleo brasileiro atingiram um recorde. Agora, elas correspondem a 12,7% de tudo aquilo que o Brasil vende para o exterior. Com isso, o petróleo passou a ser o segundo produto mais vendido pelo Brasil, atrás apenas da soja. No ano de 2022, o Brasil vendeu o equivalente a R$173 bilhões, o que é basicamente o mesmo valor que o programa Bolsa Família custa aos cofres públicos.
Vender petróleo é um grande negócio. Especialmente para o Brasil, que tem muitas reservas que ainda não foram exploradas. Quanto mais o País investir na exploração de petróleo, mais poderá vender e, assim, mais rico irá ficar. A exploração de petróleo pode ser um verdadeiro passaporte para o desenvolvimento do País.
Afinal, se o Brasil explorar todo o seu petróleo e investir na geração de emprego e em questões fundamentais para a população, como educação e saúde, o País pode resolver grandes problemas que afligem os trabalhadores.
Por isso, é preciso defender a exploração do petróleo brasileiro. E mais: é preciso defender que ele seja explorado pela Petrobrás, bem como que a Petrobrás seja 100% estatal, para assim garantir que todo o petróleo sirva ao povo brasileiro.