Na última sexta-feira, dia 19, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria autorizando a ida da Força Nacional para o Paraná, onde vive o povo Ava-Guarani. Essa é mais uma ação para a repressão aos índios brasileiros.
O território em questão tem sido arena de terror desde 2020, quando o relatório que identificou e delimitou a terra indígena, emitido em 2018, foi cancelado.
Ou seja, o governo anterior atuou em favor dos latifundiários contra o índios da região, que ficaram de mãos amarradas e sem possibilidade de se defenderem.
E a situação da região é esta: os latifundiários estão realizando ataques de tipo fascista contra os Ava-Guarani, reprimindo com armas, enquanto os índios não têm condições de se defender, pois estão desarmados.
Diante disto, o atual governo resolve enviar a Força Nacional para “resolver” a situação. Acontece que, assim como a polícia local, a Força Nacional é aliada dos latifundiários. Ou seja, a repressão aos indígenas aumentará.
Dessa forma, apenas uma luta encampada pelos indígenas resolverá a situação. A Força estatal resulta apenas em mais opressão aos oprimidos.