Iniciada no último dia 2, a paralisação dos operários do Metrô do Recife atingiu o 19º dia na última segunda (21). Desde 17, os trens da capital pernambucana circulam apenas nos horários de pico, 5h às 8h30 e das 17h às 20h. Com os três funcionando durante 6 horas e meia, a luta dos metroviários contra a privatização e por reajustes salarias que compensem as perdas dos trabalhadores.
Contra a greve e sem intervenção da justiça trabalhista golpista, que ordenou o funcionamento do Metrô durante o período de pico, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou ativou três linhas especiais de ônibus para diminuir a força da paralisação, além de ter colocado mais ônibus em 18 outras linhas, em um ataque ao direito de greve contra o qual, a justiça nada faz.
Os trabalhadores precisam considerar esses fatos para compreender que a justiça é controlada pela direita e inimiga de quem trabalha. Ainda, devem fazer uma agitação junto aos trabalhadores rodoviários para apoiarem um ao outro e colapsar o sistema de transporte de massas da capital pernambucana até a segurança no trabalho e salários que verdadeiramente arquem com os custos de vida sejam obtidos por ambas as categorias.