Ifood faz demissão em massa e 365 trabalhadores deixam a empresa

  • CUT

A empresa de entregas por aplicativo IFood anunciou nesta quarta-feira (1º) que vai demitir 355 trabalhadores e trabalhadoras do seu quadro. Esse total representa 6,3% da equipe. Entre os demitidos estão estagiários, analistas e gerentes.

Áreas como engenharia de software, gestão de produtos, desenvolvimento de negócios e marketing e UX (experiência do usuário) estão entre as impactadas. Um ex-funcionário da empresa que não quis se identificar disse ao UOL que o Ifood já havia avisado em janeiro que realizaria demissões no fim de março. “A surpresa foi ser no início [do mês].

Infrações à ordem econômica

Recentemente o Ifood teve um revês junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que fez a empresa perder a exclusividade de contratos com grandes redes de restaurantes, como McDonald’s, Habib’s e Outback.

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) celebrou, na sessão de julgamento em oito de fevereiro deste ano, Termo de Compromisso de Cessação (TCC,) com o aplicativo no qual foi reduzido o número de restaurantes que o Ifood poderia ter exclusividade.

A medida, segundo o órgão, se justifica porque, como concentram volume elevado de pedidos, essas cadeias são consideradas estratégicas na composição do portfólio de marketplaces de delivery on-line de comida.

O acordo está relacionado a inquérito administrativo que apura supostas infrações à ordem econômica no mercado nacional de marketplaces de delivery on-line de comida.

Segundo as investigações, há indícios de que o iFood estaria abusando de sua posição dominante, por meio da imposição de compromissos de exclusividade aos restaurantes cadastrados na plataforma, de outras práticas que teriam a mesma finalidade. Tais condutas estariam elevando barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado e teriam efeitos exclusionários.

Sobre as demissões o Ifood em comunicado disse que “ o atual cenário econômico mundial tem exigido das empresas ações imediatas na busca por novas rotas para enfrentar essas adversidades. Não foi diferente com o iFood. Lamentamos por cada perda e estamos comprometidos em garantir que esse momento difícil seja conduzido com o máximo de cuidado e respeito a essas pessoas”.