Na segunda-feira (13) um grupo de indígenas bloqueou uma estrada que dá acesso à praia de Tambaba no litoral sul da Paraíba. O motivo do protesto é a tentativa de construção de um resort da entrada da Barra do Garaú que afetará diretamente o território indígena. No local há a presença de um grande aparato de tratores e outros maquinários, além de seguranças armados, com o objetivo de desmatar parte do Território Indígena Tabajara.
A Justiça Federal afirma que a Sudema e o Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba teriam aprovado a emissão da Licença de Renovação para o Complexo Eco-Turístivo Reserva do Graú, autorizando a abertura de vistas e a implantação de infraestrutura pela Lord Negócios Imobiliários de maneira inconstitucional e ilegal. Para os indígenas, a medida foi concedida sem a Consulta Livre Prévia e Informada ao Povo Indígena Tabajara e sem qualquer manifestação prévia por parte da Funai.
O protesto durou toda a tarde, mas os índios afirmam que seguirão na luta até barrar a construção que afeta diretamente as suas terras.