Irã: BRICS devem acelerar desdolarização da economia

Na quarta-feira (23), o presidente Masoud Pezeshkian, do Irã, afirmou que o grupo BRICS deve intensificar os esforços para reduzir a dominância do dólar sobre a economia global por meio de soluções práticas.

Isso inclui, segundo Pezeshkian, a criação de uma cesta de moedas dos BRICS ou um novo mecanismo de liquidação independente do dólar.

Os países independentes não podem mais suportar os custos de políticas financeiras incorretas ou ineficiências no combate à corrupção organizada em seus setores financeiros”, afirmou.

O mundo também precisa enfrentar o unilateralismo ocidental, que continua a “ameaçar os alicerces da paz e cooperação globais“, disse Pezeshkian.

Em mais de três décadas desde o colapso do sistema bipolar, tornou-se cada vez mais claro que, da perspectiva das potências ocidentais, paz, democracia, prosperidade e desenvolvimento só podem ser alcançados por caminhos definidos por elas“, disse ele.

E seguiu: “essa visão monopolista resultou no aumento da violência, da guerra e do terrorismo, de um lado, e no uso sem precedentes de sanções econômicas e políticas, do outro.”

Sobre a Palestina, ele destacou: “o que estamos testemunhando hoje na Palestina e no Líbano é o aprofundamento das bases da guerra e da violência devido ao desrespeito pelos direitos básicos de pessoas que não buscam nada além de soberania sobre suas terras ancestrais. A continuidade dessa situação, sem dúvida, representa uma ameaça à segurança e paz globais”.