Na madrugada desta quarta-feira (31), a Guarda Revolucionária da República Islâmica do Irã anunciou o martírio de Ismail Hanié, líder do birô político do Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas. O guarda-costas do líder palestino também foi morto no mesmo ataque.
Hanié estava em Teerã quando foi vítima de um ataque aéreo. O líder do Hamas estava no país persa devido à posse do novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, eleito após a morte de Ebrahim Raisi em uma queda de helicóptero.
Momentos depois do anúncio da Guarda Iraniana, o Movimento de Resistência Islâmica publicou uma nota confirmando o martírio de Hanié. Leia, abaixo, a nota na íntegra:
Em nome de Alá, o Mais Gracioso, o Mais Misericordioso
“Não considere aqueles que foram mortos no caminho de Alá como mortos; em vez disso, eles estão vivos com seu Senhor, recebendo provisão.”
O Movimento de Resistência Islâmica Hamas lamenta aos filhos de nosso grande povo palestino, à nação árabe e islâmica, e a todas as pessoas livres do mundo:
Irmão líder, mártir, combatente Ismail Hanié, líder do movimento, que faleceu em consequência de um ataque sionista traiçoeiro em sua residência em Teerã, após participar da cerimônia de posse do novo presidente iraniano.
Nós pertencemos a Alá e a Ele retornaremos.
É uma jihad de vitória ou martírio.
Movimento de Resistência Islâmica – Hamas
Quarta-feira: 25 de Muharram de 1446 AH
Correspondente a: 31 de julho de 2024 AD