Nessa quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, oficialmente, a reabertura da refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, a Petrobrás vai investir seis bilhões de reais na construção do trem dois da unidade, no que faz parte do Plano Estratégico 2024-2028+ da estatal.
Ainda durante o anúncio, o presidente do Brasil detalhou que o projeto prevê a ampliação da capacidade de processamento da refinaria de 115 mil para 260 mil barris de petróleo por dia. Destacando que essa medida é importante para garantir a autossuficiência brasileira no setor, Lula ainda afirmou que, com a conclusão das obras, a Petrobrás espera adicionar cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção brasileira.
Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), participou do evento, destacando a importância do anúncio para a Abreu e Lima. Jean Paul Prates, presidente da Petrobrás, também marcou presença, junto com representantes da Casa Civil, do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco (Sindpetro-PE).
A refinaria Abreu e Lima, que começou a operar parcialmente em 2024, foi, no passado, alvo de um grande ataque da burguesia quando a operação Lava Jato interrompeu suas obras. O presidente afirmou que, apesar de que investigações podem ser feitas para apurar eventuais irregularidades, “o que não pode punir é a soberania de um país como o Brasil e a de sua empresa maior importante que é a Petrobrás”.