Na quinta-feira (16), o comando central do exército dos EUA informou que o cais temporário, supostamente para ajuda humanitária, foi instalado em uma praia em Gaza.
A nota diz: “hoje, por volta das 7h40 (horário de Gaza) [4h40 GMT], pessoal do Comando Central dos Estados Unidos apoiando a missão humanitária para entregar ajuda humanitária adicional aos civis palestinos necessitados ancoraram um píer temporário na praia em Gaza”.
E conclui: “como parte deste esforço, nenhum soldado dos EUA entrou em Gaza. Caminhões transportando assistência humanitária devem começar a desembarcar nos próximos dias. As Nações Unidas receberão a ajuda e coordenarão sua distribuição em Gaza”.
O cais temporário foi criticado até pelas grandes organizações humanitárias do imperialismo. Scott Paul, diretor associado da Oxfam, afirmou que como as passagens terrestres poderiam trazer toda a ajuda necessária se as autoridades israelenses permitissem, o cais e a rota marítima construídos pelos EUA “são uma solução para um problema que não existe”.
Resta saber quais são os reais interesses dos EUA com esse cais. Pode ser apenas uma operação de propaganda de Biden ou pode ser algo muito pior.