Neste sábado (29), as famílias Sem Terra do Acampamento Quilombo Campo Grande, localizado em Campo do Meio-MG, realizaram um grande ato político e festa julina, também chamado de “Arraial do MST”, na Escola Popular Eduardo Galeano.
Na parte da manhã, após o café coletivo, as atividades foram iniciadas com uma bonita mística e saudações das lideranças do MST, compondo uma mesa em conjunto com políticos amigos do movimento e outras autoridades.
Entre os participantes, o deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho – PT) ressaltou sua vinculação histórica com a luta pela terra no sul de Minas e o acampamento, comprometendo-se na atuação perante o Governo Federal para desapropriação da área, uma luta de mais de 25 anos.
O prefeito municipal de Campo do Meio, Samuel Azevedo Marinho, esteve presente e destacou a importância das famílias acampadas e assentadas para a economia e desenvolvimento da cidade, colocando seu apoio para desapropriação das terras e a formação do futuro assentamento na cidade.
As famílias receberam autoridades e apoiadores da Reforma Agrária. Foto: Comunicação MST MG
O deputado federal Rogério Correia (PT) também compareceu ao evento, em sua fala fez um balanço das ações do governo Lula em relação à agricultura familiar nos primeiros seis meses de gestão, colocando-se à disposição para a interlocução entre as esferas do governo para resolução do conflito agrário existente nas terras da falida Usina Ariadnópolis.
A nova superintendente do INCRA em Minas Gerais, Neila Batista, participou do ato e relatou como estava a situação de desmonte da entidade responsável pela reforma agrária no país nos últimos anos, descreveu seu conhecimento da situação das famílias do acampamento há anos, contudo era sua primeira visita na área, destacou que os esforços para desapropriação das terras onde está localizado o Acampamento Quilombo Campo Grande, será uma das prioridades do INCRA em Minas Gerais no próximo período.
A Vereadora de Alfenas Tani Rose também esteve presente e reforçou o quão importante é a luta por terra, e segue acompanhado e lutando junto com os acampados.
O arraial do MST animou todas as gerações do Quilombo Campo Grande, MG. Foto: Comunicação MST MG
Após o almoço, teve início as atividades culturais do Arraial do MST, com cantores e músicos do próprio acampamento que animaram a festa. Nos intervalos, entre uma música e outra, foi realizado um sorteio de prêmios para os participantes. O evento também contou com a dança dos Sem Terrinhas, ensaiados pelos educadoras(es) da ciranda infantil do MST, além de diversas barracas com comidas típicas e doces para completar a festa.
Contudo, o encontro foi um momento de celebração e esperança, gerando ânimo para as próximas lutas pela desapropriação definitiva da área.
Fonte: MST