Os funcionários grevistas da Boeing agendaram uma votação sobre um acordo proposto que pode ser o fim de uma greve de um mês, afirmou o sindicato da categoria no sábado (19).
A votação de apreciação da nova proposta está prevista para a próxima quarta-feira, 23 de outubro, disse a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais através do X.
O avanço nas negociações para encerrar a greve ocorreu depois que a Boeing ofereceu aos trabalhadores um aumento salarial de 35%, informou a Reuters.
Mais de 30.000 trabalhadores da Boeing estão em greve desde 13 de setembro. Os trabalhadores lutam por um aumento salarial de 40% ao longo de três a quatro anos, benefícios adicionais e a reintegração do plano de pensão da Boeing. A Boeing, no entanto, ofertou apenas um aumento salarial de 25%, recusado pela ampla maioria dos trabalhadores.
Ainda houve outra oferta da Boeing de 30% de aumento salarial, que também foi rechaçada pelo sindicato da categoria. Isso mostra que o movimento operário tende a crescer nos EUA, com mobilizações fortes e numerosas, sugerindo um período de maior luta sindical.