Desde a tarde desta segunda-feira (29/07), policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) fecharam as entradas da Terra Indígena Panambi Lagoa Rica no município de Douradina, Mato Grosso do Sul.
A área se encontra em processo de retomada pelos índios Guarani-Caiouá desde o dia 14 de julho e gerou grande repercussão devido aos latifundiários e governo do estado se organizarem para montar um acampamento de pistoleiros a poucos metros das retomadas.
A violência dos latifundiários e da polícia militar não está impedindo que os índios permaneçam na retomada e novas estratégias estão sendo tomadas pelo governo do estado e do latifúndio para desgastar as áreas de retomada.
Agora estão impedindo que os índios e seus apoiadores se desloquem para dentro ou para fora da terra indígena fechando as entradas com viaturas que revistam os veículos, as pessoas e tiram fotos dos documentos, placas e de quem está no veículo. Chegando mesmo a mandar desbloquear o celular para verificar se não foram tiradas fotos da ação ou das retomadas.
Claramente uma medida de intimidação dos indígenas e dos apoiadores que levam solidariedade e alimentos para dentro das retomadas.
É preciso denunciar essa política criminosa dos latifundiários e das forças de repressão do estado do Mato Grosso do Sul para impedir a demarcação das terras indígenas e causa um clima de terror dentro das retomadas.