Na quinta-feira (23), ao menos 16 estudantes foram presos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, depois que a polícia britânica reprimiu um protesto em defesa da Palestina.
Um grupo de estudantes, membros da Ação pela Palestina de Oxford, realizou um ato na manhã de quinta-feira no prédio do escritório da Praça Wellington para exigir que a reitoria concordasse em negociar.
Em resposta, a universidade colocou o prédio em lockdown e chamou a polícia. O comunicado do grupo afirma que: “todos os estudantes foram presos e seus celulares foram confiscados, tirando sua capacidade de gravar ou filmar de dentro. É evidente que a reitoria prefere prender, silenciar e agredir fisicamente seus próprios estudantes a confrontar seu apoio ao genocídio de Israel em Gaza”.
Kendall Gardner, disse que a polícia arrastou os estudantes para fora do caminho. “Fomos recebidos com extrema violência e hostilidade.” Um estudante foi visto sendo carregado para fora do prédio em uma maca por quatro policiais e colocado na parte de trás de uma van da polícia. Outros foram então filmados sendo empurrados para o chão e arrastados pelos casacos.
A polícia confirmou que 16 pessoas foram presas.