Policiais de Tarcísio assassinaram 68% a mais no 1º semestre

Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo mostram que os policiais do estado cometeram 68,78% mais assassinatos no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado — o número foi de 221 casos para 373. Ainda de acordo com o levantamento da pasta, na Baixada Santista, os números mais que dobraram, indo de 20 para 54 assassinatos.

Em defesa da carnificina perpetrada pelas forças policiais do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a SSP publicou uma nota afirmando que os assassinatos em questão “são consequência direta da reação violenta dos criminosos à ação das forças de segurança”. A pasta ainda finge que há alguma consequência para esta matança e diz que “todos os casos do tipo são rigorosamente investigados”.

Cabe relembrar que, dentre os  373 assassinatos registrados em 2024, pelo menos 56 ocorreram no âmbito da Operação Verão, na Baixada Santista. Esta operação entrou para a história como o segundo massacre mais sanguinolento da história do estado de São Paulo, atrás apenas do Massacre do Carandiru.