Prefeitura ameaça fechar escola com mais de 550 alunos no campo

Na última quinta-feira (25), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou que as prefeituras de Rio Bonito do Iguaçu e de Nova Laranjeiras, no Paraná, estão ameaçando fechar a Escola Itinerante Herdeiros do Saber.

Segundo a organização sem terra: “a escola recebeu dois ofícios da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul do Ministério Público, em que as prefeituras de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras são apresentadas como proponentes do pedido de transferência dos estudantes para outras escolas, fora da comunidade”.

Caso se concretize, o fechamento significaria que cerca de 590 crianças e adolescente moradores do acampamento do MST Herdeiros da Terra de 1º de Maio ficariam sem escola na região. Diante da notícia, a comunidade publicou uma carta denunciando a intenção do governo municipal:

“Salientamos que o acesso ao ensino próximo à residência do estudante, é garantido por lei e um DEVER do Estado. Portanto, as crianças e adolescentes atendidos pela Escola Itinerante Herdeiros do Saber, possuem seu direito garantido em lei […] Garantindo à população camponesa Sem Terra o direito à educação, garantia de dignidade e superação de desigualdades as quais a população camponesa foi historicamente condenada”, afirma um trecho do documento.