Na tarde do último domingo (19), o helicóptero em que estava uma delegação do governo do Irã caiu após viagem à província iraniana do Azerbaijão, localizada na fronteira entre o país persa e o país do Cáucaso que tem o mesmo nome, Azerbaijão.
Estavam presentes membros do alto escalão do governo, dentre eles, o presidente Ebraim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Amir Abdolahian.
Após mais de 12 horas de procura na região montanhosa do Cáucaso, a aeronave foi enfim encontrada por um drone turco. Todos os tripulantes estavam mortos.
Durante a procura, diversos países e organizações se solidarizaram com o Irã. O Hamas publicou um comunicado oficial: “nós, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), estamos acompanhando com grande preocupação as notícias sobre o pouso de emergência do helicóptero que transportava sua excelência, o presidente da República Islâmica do Irã, Ebraim Raisi, o ministro das relações exteriores, Dr. Hussein Amir Abdolahian, e sua delegação acompanhante no noroeste do Irã, e a perda de contato com eles”.