Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin e Nicolás Maduro reuniram-se em Cazã durante a cúpula dos Brics. Em conversa, o mandatário russo reconheceu a legitimidade de Maduro, afirmado ao chavista que “Você está absolutamente no caminho certo, e o governo legítimo estabelecido sob sua liderança após as eleições certamente fará muito pelo desenvolvimento da Venezuela e suas parcerias com outros países, inclusive dentro do contexto da nossa organização BRICS”.
Putin também destacou o caráter nacionalista do governo venezuelano e o crescimento econômico que o mesmo vem obtendo, elogiando a política soberana que vem desde o governo de Hugo Chavez: “Sob sua liderança, a Venezuela continua a política do Comandante [Hugo] Chávez de fortalecer a soberania do país, mostrando taxas impressionantes de desenvolvimento. No ano passado, foi de 5,5%, e este ano está projetado para exceder sete por cento”.
A Venezuela vem sendo alvos de uma ofensiva golpista do imperialismo, especialmente EUA, desde as últimas eleições presidenciais, quando tentaram derrubar o governo chavista. Embora o governo nacionalista de Maduro vem tendo sucesso em debelar as investidas, o imperialismo continua em sua campanha golpista contra a Venezuela.