Na última semana, diversos municípios do estado do Rio de Janeiro registraram falta de energia. No último sábado (18), em Saquarema, na Região dos Lagos, por exemplo, foram mais de oito horas sem luz. Em outros locais, o fornecimento de energia ainda não tinha sido restabelecido até a manhã desta terça-feira.
Finalmente, a responsável pelo abastecimento de eletricidade em 63 cidades fluminenses é a concessionária de energia Enel, a mesma que causou apagões prolongados em São Paulo no mês passado.
Frente a isso, a população afetada decidiu levar o seu descontentamento às ruas. Na terça, manifestantes bloquearam parcialmente um trecho da BR-040, em Petrópolis, na Região Serrana. Segundo a prefeitura do município serrano, na segunda-feira (20), 12 mil imóveis estavam sem energia.
Em São Gonçalo, na segunda-feira, moradores já haviam feito protestos em diversos bairros da cidade, inclusive em rodovias como a RJ-104, a RJ-106 e a BR-101. A prefeitura entrou com uma ação na Justiça contra a concessionária.
Outras cidades também registraram protestos, como Maricá, na RJ-106. Em Niterói, cidade vizinha, a Procuradoria do Município também recorreu à Justiça na segunda-feira para restabelecimento de energia nas 31 mil residências que ainda estavam sem luz.